A iniciativa do Instituto Brasileiro de Estudo e Gestão da Inadimplência - IBeGI gera agradecimentos e cumprimentos pela  publicação do Livro “ Otimização na Recuperação de Ativos Financeiros” , pela importancia das matérias , dos renomados articulistas, das valiosas informações e pelo envolvimento proporcionado. Seguramente um marco relevante para o segmento e para o mercado

Vejam a repercussão!

IBeGI estuda os fatores que envolvem a inadimplência no Brasil

Postado por IBeGI em quinta, novembro 8, 2012 Em: Press Release

Otimização na recuperação de ativos financeiros é tema de livro organizado pelo Instituto

 

É fato consumado que o Governo Lula impulsionou a atividade de crédito e cobrança e possibilitou a entrada no mercado consumidor de importante fatia da população que até então estava fora deste universo.

A indústria do crédito e cobrança movimenta anualmente cerca de 120 bi, mobilizando cerca de 350.000 trabalhadores diretos. Este mercado  se insere em um cenário macroeconômico na qual o montante de crédito no Brasil   supera os 51% do PIB e tem potencial para crescer ainda mais.  Além disso, débitos são originários de outras origens da atividade econômica, tais como, telefone, água, luz, impostos, ou seja, todos  os gastos que concorrem pela renda das pessoas físicas e jurídicas.

 

Neste cenário, discussões e análises levaram especialistas do setor a fundarem o  IBeGI - Instituto Brasileiro de Estudos e Gestão da Inadimplência,  entidade sem fins lucrativos, criada a partir da necessidade de fortalecer o entendimento de como desenvolver profissionais dos diversos setores envolvidos com essa área e com o crescimento econômico do país.

 

Dentre as atividades do IBeGI, estão a realização de pesquisas de opinião pública relativas ao mercado de consumo e conjunturas mercadológicas. Além disso, o instituto realizará  pesquisas socioeconômicas e demográfica, ampliando os espectros de pesquisas de razões de inadimplência,  consumo consciente, educação financeira e desenvolvendo estatísticas especificas de inadimplência nas diversas carteiras e faixas de atraso. Há estimativas preliminares que indicam mais de R$ 300 bilhões de reais em créditos a serem recuperados com idade de vencimento superior a 18 meses.  Além disso, várias “verdades” originárias de usos e costumes e senso comum não se demonstram de fato quando se aprofundam as análises dos números e da  interpretação da legislação brasileira pertinente.

 

O IBeGI já nasce com ampla experiência em pesquisa de mercado com empresários, área publicitária e de políticas públicas, além de convergir toda sua potencialidade para a educação empresarial, na busca da sustentabilidade e responsabilidade social,lastreado pelo seu projeto editorial e pelas suas mantenedoras.

 

Para materializar toda a expertise de sua equipe no mercado de crédito e cobrança e demais setores da economia, o IBeGI reuniu uma equipe de articulistas e acaba de editar o livro “Otimização na Recuperação de Ativos Financeiros”, organizada pelo fundador do Instituto, José Roberto Romeu Roque. Articulistas com vivência prática e acadêmica em diversos segmentos da economia brasileira ofereceram grande contribuição.  Entre eles, destaque para: Sergio Bahdur (CEO da Quantum Strategics), Carla Paiva (Sócia da PGR Consultores Associados), Emannuel Roque (Sócio da Contacred e especialista em database), Professor Mássimo Tagliavini (Titular da RHO Consultoria), Valdir de Oliveira Neves (membro do Conselho da Associação Comercial de SP), Pâmela Roque (Diretora Jurídica da Audac) e Vicente de Paula Oliveira (Economista – FEA – USP), entre outros.

 

A publicação ainda conta com o apoio do Serasa Experian e Associação Comercial de São Paulo.

 

O presidente do IBEGI é o empresário José Roberto Romeu Roque. Formado em economia, administração de empresas e em engenharia pela USP, fez mestrado em economia na FEAUSP, mestrado e doutorado em engenharia na PoliUsp, e master of science no Massachussets Institute of Technology. É perito judicial e extrajudicial em economia. Foi professor de engenharia da Escola Politécnica da USP por mais de 18 anos. Empresário desde 1976, é  presidente da empresa Audac Serviços Especializados de Cobrança e Atendimento Ltda, com atuação no Brasil atendendo a cobrança de grandes empresas. Foi presidente da Associação Nacional das Empresas de Recuperação de créditos e é coordenador do Pensamento Nacional das Bases Empresariais.

 

“O objetivo do Instituto é ser uma organização que propicie um espaço sério e isento de reflexão para profissionais conscientes da responsabilidade para o desenvolvimento do país. Uma ferramenta  para o  desenvolvimento de profissionais e para o entendimento dos processos de gestão de inadimplência para este mercado de grande importância para o desenvolvimento econômico e social do país. O estudo da inadimplência ultrapassa a questão do crédito, visto que há débitos originários de outras atividades e passam por questões jurídicas, culturais e macroeconômicas.  Ou seja, está interligado ao tipo de sociedade e de pais estamos ajudando a criar”,  finaliza José Roberto Romeu Roque.



Informações para a imprensa:

zPress - Assessoria de Imprensa

Jornalista Responsável: Marcos Wojdyslawski MTB 23.696

Tels. (11) 3207-5961 e 99297-6875

E-mail: zpress@terra.com.br 

Em: Press Release 


Tags: press